segunda-feira, 3 de dezembro de 2018




COMO AS ESTRELAS NA TERRA

O que significa se importar com alguém ou algo? As pessoas definem isso de diversas formas, cada uma de acordo com aquilo que acham mais importantes. Importar-se com alguém não é apenas prover o que lhe é necessário para viver, mas também participar de sua vida, lhe ouvir, dar carinho e atenção. No filme “Como As Estrelas na Terra” o pai de um menino com dislexia e um professor mostra, um pai que acreditava que provendo financeiramente tudo para o filho demonstrava se importar com ele, e a resposta do professor é “importar-se é essencial, tem o poder de curar feridas – um bálsamo para a dor quando a gente se sente querido. Um abraço, um beijo, dizer 'filho eu te amo. Tem medo? Estou aqui; se cair ou falhar, eu estou a seu lado.' Dar segurança, carinho. Importar-se é isso, não é? Francisco Bandeira da Costa Neto
Imagem relacionada

O filme Como As  Estrela na Terra conta a história de um garoto de oito anos chamado Ishaan Mandkishore Awasthi. Ele mora com os pais e o irmão. No decorrer de sua infância, enfrenta inúmeros problemas, pois as pessoas que o cercam o vêem como indisciplinado e insociável. Ninguém consegue entender como seu irmão consegue destacar-se em inúmeras disciplinas e ele repetidamente cursando o 3° ano.
Em casa e na escola, este garoto não consegue satisfazer as exigências a ele impostas. Uma simples leitura pode ser um enorme desafio para ele. Escrever também é muito difícil, enxerga as letras “dançando” no papel e não consegue organizá-las de modo a formar um léxico e, consequentemente, decifrá-las. O pior é que ele não tem o acompanhamento necessário e é colocado ao ritmo normal de ensino das outras crianças e forçado a adaptar-se.
A verdade é que Ishaan tem um problema neurológico chamado “dislexia”, que causa dificuldades na escrita, leitura e soletração, porém somente após sua ida a um internato que se é detectado. O diagnóstico vem através do professor de Artes Ram Shankar Nikumbh que demonstra ter interesse de cuidar do aprendizado do pequeno aluno. Fala aos pais de Ishaan sobre “dislexia” e explica-os que o motivo do mau comportamento do garoto é devido à maneira de como ele comumente é tratado ocasionando agressividade e diminuindo a autoconfiança.
Após uma série de esforços do professor Nikumbh, Ishaan começa a recuperar sua auto-estima e percebe que sua diferença não o torna incapaz de fazer tudo que seus colegas fazem. Pelo contrário, sua inteligência é exposta aos olhos de quem o recriminava. O garoto começa a se destacar em todas as disciplinas e, principalmente, retorna à vida de criança tornando-se um orgulho para a família.
O filme Como As Estrela na Terra deve ser visto por todos aqueles que pretendem seguir – ou seguem – a carreira docente. O professor está sujeito a situações diversas, e a dislexia não pode ser um problema a interferir na vida estudantil de uma criança. Cabe ao professor assegurar o aprendizado de todos seus alunos, sem exceções, mesmo àqueles que forem considerados diferentes.

Com a colaboração de Christian Roberson e Marco Parizi
 Mário de Castro



Nenhum comentário:

Postar um comentário