segunda-feira, 26 de junho de 2023

 

PASSOS E TRAÇOS

Ambiente Educacional


A escola Passos e Traços de minha filha Cátia Regina de Castro foi construída em seis meses sob o olhar e administração de Terezinha Maria Vieira Castro, nossa companheira e esposa e tem como Diretora a Professora Cátia Regina. Estabelecida no Bairro Ana Lúcia – Sabará – foi inaugurada em 1992 como Escola Infantil Risco e Rabisco. Dois anos depois por motivo de força maior passa a se chamar Passos e Traços – Ambiente Educacional. São quase 32 anos de funcionamento.

Fiquei como Professor Assistente nesta escola por aproximadamente 8 anos. Por muitas escolas que passei, ali ensinei muito pouco. Mais aprendi do que ensinei para aquelas crianças que por ali passaram, que aos 4 anos de escola já estavam silabando, lendo as primeiras letras, com uma alegria extraordinária da professora Cátia e minha. Já estavam prontas, antes do tempo, para o Ensino Fundamental da escola pública e particular.

Foram maravilhosos esses anos, descobri que a criança é muito verdadeira, nunca mente e faz isto com uma simplicidade muito grande.

A sala da Diretora, no turno da tarde virou sala do Tio Mário e as crianças me levavam, a mando da professora e depois por elas mesmas, os trabalhinhos, os escritos: “- Que lindo, foi que você que escreveu, foi você que fez? Mostre depois para a mamãe, ela vai adorar! ”

Lembro ainda do bater de sinos – um sino dourado de bronze – nas horas da merendinha, no recreio e na saída, término das aulas; uma lição de aprendizagem nos ficou gravada na mente pela vida inteira: merenda com as crianças juntas em duas, três mesas grandes, as crianças queriam trocar com o coleguinha por uma merenda mais gostosa. Ela compartilha, aprende a dividir e tem verdadeira alegria em partir a merenda com o colega que não pôde trazer, não trouxe porque a mamãe não teve nada para mandar. Sempre na saída, todos em fila no corredor interno da escolinha, era hora de se fazer a oração de agradecimento do dia. Um ou dois alunos faziam. Era uma “briga”, tínhamos que escolher. Mesmo aquele que fez ontem queria fazer hoje outra vez. Saindo, ainda em fila, cada aluno podia bater uma badalada no sino. Quem disse que uma só vez os contentava? Se deixássemos eram dezenas de badaladas.

A Escola Passos e traços foi e é sempre de 1ª linha. Toda semana cada professora com seus alunos mudavam de sala. São salas temáticas e a Diretora criou ainda o Projeto Leitura, um sucesso de aprendizagem. Toda sexta-feira cada aluno escolhia na sala da Diretora e do Tio Mário, um livro para levar para casa e ler com a mamãe, o papai ou a vovó e na segunda-feira era hora de ler para a professora e os coleguinhas da sala e logo depois liam paro o tio Mário: “- Que lindo a sua história, parabéns, muito parabéns! ”

Outro trabalho maravilhoso que tive oportunidade de participar foi o Trabalho voluntário, totalmente gratuito, de Alfabetização de Adultos. Como é gratificante o começar a ler, tanto da criança quanto do adulto. É de repente, parece que sem ninguém esperar, é apaixonante, altamente gratificante. Me lembro, com saudades de uma senhorinha, já quase com seus 80 anos que queria aprender a ler para ler a Bíblia – e isto aconteceu. Levou-nos às lágrimas e ela chorou de satisfação e alegria.

A Alfabetização de Adultos na Passos e Traços começou muito antes das escolas estaduais (EJA – Escola para alfabetização de Jovens e Adultos). Foi um trabalho pioneiro, difícil de fazer. Não é fácil encontrar pessoas que queiram fazer trabalho principalmente no horário noturno. Valeu muito como ser humano e como professor, na minha vida todo este aprendizado com as crianças. Elas me ensinaram muitas coisas que eu achava que sabia, mas não sabia, mesmo! Jamais vou me esquecer do tanto que me fez bem esses anos na Passos e traços.

 


 

EM TEMPO:

*VIDA - CORREIOS - ESCOLAS E GRUPO IDEIA

*ESCOLAS

*UM CAMINHAR ESTUDANTIL

*PASSOS E TRAÇOS

Devo ressaltar que nestas 4 últimas publicações de Trajetória de Vida acima citadas, muito nos valeu o aconselhamento do nosso chefe eventual da Tesouraria Regional. Sua fala e seus escritos muito nos encorajou, caro amigo de trabalho: seu nome é Selagoas e seu apelido é Nivaldo Marques Teixeira.                                                                                                                                    

 

3 comentários:

  1. Essa família de mestres, pai e filha, e a sábia administradora dona Terezinha na qual tive oportunidade de me tornar amiga, são pessoas maravilhosas, simples, honestas, inteligentes, seres que passam em nossas vidas com propósitos do bem. Essa escola é e sempre será um sucesso como todos os envolvidos na construção, estruturação e continuidade dessa bela obra. Que Deus continue abençoando vocês. Saudosos abraços de quem admira vocês.

    ResponderExcluir
  2. Essa escola ganhou meu coração desde o dia em que eu entrei lá pela primeira vez. Eu era uma criança que acordava cedo, feliz, para mais um dia de aventuras na escolinha. Eu me lembro de questionar o porquê de não poder estudar no Passos e Traços para sempre. Queria carregar esse lugar mágico no bolso. Porém, agora, a 1 ano e meio de me tornar médica, percebo que, na verdade, nunca deixei de ver o mundo sob a óptica brilhante sobre a vida que eu aprendi a ter lá.
    Obrigada! ❤️❤️

    ResponderExcluir
  3. A fase mais importante da vida, o fundamento é a Educação Infantil. Investir e saber fomentar o ensino aprendizado por intermédio de práticas que levem a criança a aprender brincando é uma ciência e uma arte pois envolve desprendimento. Parabéns a Cátia a toda família por este trabalho maravilhoso.

    ResponderExcluir