quarta-feira, 25 de julho de 2018


LÍDER-COACH, líderes criando líderes
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário

Líderes não são natos. Na cultura empresarial, o ser humano pode e deve ser desenvolvido e para isso acontecer deve haver um treinamento estruturado para o desenvolvimento das competências necessárias.

Resultado de imagem para lider coach livro
“Líderes criando Líderes “


De acordo com as novas   descobertas do funcionamento cerebral, as teorias Pós-Modernas aparecem com uma nova linguagem de que o ser humano é o agente de transformação e de poder de sua vida. Muitas vezes as pessoas não conseguiam ser mais do que elas eram, não por problemas emocionais, mas por falta de aprendizado e por não terem tido alguém que as ensinassem outros modelos de comportamento. As pessoas tem um poder interno DESLUMBRANTE que dependendo da abordagem utilizada pode ser abafado ou desenvolvido. Todo ser humano é agente de sua vitória ou de sua queda; ele é a causa e não a vítima das circunstâncias.


O MAIS FASCINANTE: pequenos ajustes, aprendizados e hábitos farão de qualquer pessoa um talento capaz de escrever e rescrever a história de sua vida do jeito que ela quiser. O bom líder pode ser desenvolvido, depende de saber o que desenvolver: LÍDERES NÃO SÃO NATOS.

Na cultura empresarial, o ser humano pode e deve ser desenvolvido e para isso acontecer deve haver um treinamento estruturado para o desenvolvimento das competências necessárias. É ainda tímido, são ainda, no mundo, muito poucos os LÍDERES DESENVOLVENDO LÍDERES. Um gerente de projetos não gerencia projetos, gerencia pessoas que fazem os projetos. Jack Wel aconselha:” MUDE ANTES QUE VOCÊ PRECISE“. Lembre-se: máquinas produzem cegamente e homens são agentes de MELHORIAS.  A auto estima da pessoa aumenta à medida que ela é desafiada a aprender e conquistar metas maiores e com os resultados aumenta a confiança em suas próprias capacidades.

Pesquisas demonstram que uma das principais fontes de satisfação do ser humano está relacionada com sua capacidade de superar desafios. Numa visão de Educação Corporativa é preciso termos não somente um líder mas um LÍDER-COACH (que é o parceiro   estratégico de sua equipe), que está à frente de seus COACHEES (liderados para quem o ideal é a meta alcançada, a visão que a pessoa tem para o seu futuro de curto, médio e longo prazo. O ideal torna-se a força motora que motiva a pessoa a se desenvolver e a continuar indo em frente, mesmo quando as diversidades aumentam. O resultado desta interação de liderança não é só o aconselhamento mas também a contribuição para a busca de respostas, isto é COACHING:  Líder e liderados num processo de interação humana.
                                     
AUTOR PRINCIPAL Di Stéfano, Rhandy      
TÍTULO PRINCIPAL O líder-coach; líderes criando líderes / Randy Di Stéfano 
 PUBLICAÇÃO Rio de Janeiro, RJ; Qualitymark, 2005.


Mário de Castro


P.S.: No segundo semestre de 2016 quando resenhamos LIDER-COACH - Líderes criando Líderes, os pedidos de empréstimos do livro “choveram” e como só tínhamos, na Biblioteca dos Correios de Minas Gerais, dois exemplares do livro, foram comprados mais dois exemplares para que tivéssemos condições de atender os pedidos; além dos muitos empréstimos em Minas Gerais, fomos privilegiados com pedidos de várias outras   Diretorias de Correios no país. Ler a resenha, ou reler, é ótima oportunidade de conhecer esse livro, seja bem-vindo.

5 comentários:

  1. Meu amigo Mário. Que bom mais uma vez poder ler suas resenhas. Parabéns pelas escolhas, os temas são sempre apaixonantes e atuais. Um grande abraço. Saudades.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom. Eu acreditava que a liderança era uma característica nata. Hoje já sei que ela pode ser desenvolvida. Nunca me senti líder, e as primeiras avaliações feitas pela empresa onde trabalho, também estavam de acordo. Porém, nas últimas avaliações, este perfil mudou. Sou vista como líder, pela minha postura, pelas solicitações de auxílio, apoio e de decisões que sou chamada a fazer. Acredito que com o conhecimento adquirido, vem o amadurecimento e também a mudança de postura e pensamentos, onde se posiciona de maneira mais segura, porém aberto à visões e argumentos diferenciados, com poder de análise mas apurado.

    Carla Castro

    ResponderExcluir
  3. Ótima resenha, Mário. Gostaria muito que mais líderes com este perfil se proliferassem em nossa sociedade. Grande abraço, Oscar.

    ResponderExcluir
  4. Sempre antenado com o momento, o Prof. Mário de Castro nos brinda a resenha de um livro necessário para pessoas que tem a pretensão de serem líderes em um cenário em que não se lida mais com pessoas "ignorantes".

    ResponderExcluir
  5. O comentário acima é de autoria da mãe do Arthur (Andréia Kaizer)

    ResponderExcluir