quarta-feira, 7 de julho de 2021

 

Tempo de Doar

 

Em pleno século 21 do Terceiro Milênio o ato de Doar continua como uma ação de usar a lógica, a razão, o Hemisfério Esquerdo da nossa mente. Doar é partir, compartilhar o que temos com nosso semelhante, mesmo o pouco que tivermos. Já é tempo, passou da hora de ir além da razão para doarmos, é preciso usar o Hemisfério Direito de nossa mente, colocar sentimento, há de se querer, querer é poder, ter coragem, é jogar seu coração, é colocar afeto, amor no ato de Doar.

 

DOAR: COMO CADA UM DE NÓS PODE MUDAR O MUNDO

Parte superior do formulário

Parte inferior do formulário

 

No século XXI a educação é a suprema doação de habilidades. Quase todo mundo é capaz de ser instrutor de leitura, orientar um jovem que tenta descobrir seu caminho na vida, ajudá-lo na oportunidade de refazer sua vida. Oseola McCarty soube ajudar, você também saberá.

 

         No mundo moderno, muitos dos problemas que atormentam nações ricas e pobres não podem ser tratados devidamente sem se adotar medidas governamentais mais esclarecidas, com administração pública mais competente e honesta e graças ao trabalho de cidadãos comuns que se reúnem para promover o bem público. O ex-presidente norte americano procura mostrar em sua obra, independente de renda, tempo, idade e habilidades o que todos nós podemos fazer para sermos doadores. Desde o Chess-in-the-school, em 109 escolas com 27 mil alunos, jogando xadrez em escola primária (há quase 100 escolas na lista de espera), e também a história extraordinária de Oseola McCarty, que durante toda sua vida de trabalho, poupa em um Banco seu ganhame de lavar e passar roupa para fora, vivendo modestamente, sem carro e aos 87 anos ainda caminhando mais de1,5 quilômetro até o armazém para compra de comida; no final de 1994 ela resolveu doar 60% das suas economias para estudantes e o restante para sua igreja e parentes; (Oseola foi recebida e homenageada na Casa Branca, pelo Presidente) A purificação de água para crianças africanas por meio de um produto da Procter & Gamble é uma doação de coisas extraordinária. Nem todos os doadores de habilidades são ricos ou de grandes organizações. Diane Stevens, uma americana dona de salão de beleza faz um trabalho extraordinário com mulheres em Serra Leoa. Assim como Diane, Carlos Slim, um dos homens mais ricos do mundo, doando habilidades, está fortemente presente nas atividades esportivas e no compromisso dos jovens mexicanos, não só nos esportes, mas na saúde, do povo mexicano, com hospitais, cirurgias e implantes de órgãos dentro e fora do país.

          Um ótimo exemplo é Doações que continuam a Doar da Heifer International de Dan West que começa a doar vacas e você recebedor é obrigado a doar a primeira cria e assim por diante. Com o ritual de 'Passa Adiante o Presente' a instituição ajudou mais de 45 milhões de pessoas em 128 países. A Heifer hoje não só “doa para doar” vacas, mas também cabras, carneiros, perus, porcos, elefantes, peixes, cavalos, mulas, etc.

          



         Grande parte da cultura moderna é formada por histórias de frivolidades e autodestruição e a maior parte da política atual não se diferencia em políticas honestas, e sim em ataques pessoais. Uma mídia moderna, em sua maioria, dominada por pessoas que ganham fortunas degradando, definindo, explorando os sentimentos das pessoas. Quem é mais feliz? Os que constroem ou os que destroem? Os que doam ou os que tomam? Aqui, ali, lá fora existe um mundo inteiro que precisa de você. Velhos, jovens, meia-idade, que ganham pouco e muito, de várias maneiras podem doar. Qualquer doação o fará sempre feliz.

         Para esta participação corporativa de um mundo globalizado, que é compartilhar, enquanto empresa pública, A ECT já tem bons ensaios na rede social, inícios, e já trabalhos fortes de logística como soube demonstrar nas doações, ao país em 2010. Seminário, palestras, pesquisas sobre rede social chega em bom momento.

 

Doar: como cada um de nós pode mudar o mundo/fevereiro 2012

Bill Clinton; Rio de Janeiro Agir 2008

Mário Castro